Segurança do paciente: a verdadeira evolução da saúde, foi tema da palestra ministrada pelo médico cirurgião do aparelho digestivo, doutor em Ciência da Saúde e CEO da plataforma SAFETY4ME, Dr. Salvador Gullo Neto, realizada na terça-feira (16/4). O evento foi o primeiro de muitas parcerias previstas entre a Unimed Pelotas/RS e a Associação Médica de Pelotas (AMP), com o apoio do Sescoop-RS.
O encontro, que foi realizado em formato híbrido – presencial na sede da AMP e on-line com transmissão ao vivo – contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, colaboradores e também estudantes das áreas da saúde.
Durante a palestra, Dr. Salvador, que estava on-line diretamente de San Diego, nos EUA, onde reside atualmente, recordou o desafio que foi realizar a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Lucas, em Porto Alegre, começando com a conscientização, passando pela imersão no assunto e pelos desafios encontrados junto aos profissionais de assistência. “Foi difícil para a maioria assimilar a cultura e assumir que o trabalho médico gerava riscos ao paciente. Mas com muito estudo, chegamos à fase de redução de situações de risco e melhora nos indicadores”, enfatiza o médico.
Salvador compartilhou informações e experiências, chamando a atenção para o fato de que hoje existe um entendimento diferente e mais amplo sobre segurança do paciente. “Erros e falhas assistenciais podem ser evitadas através de protocolos e processos simples. Os eventos adversos têm impacto importante na sinistralidade das operadoras, seja pelo viés humano ou pelo financeiro das instituições. Não há como falar em sustentabilidade na saúde sem falar em segurança do paciente”, afirma.
O evento foi um momento de aprendizado e troca de experiências, contribuindo para a qualificação do cuidado em saúde. O debate oportunizou a reflexão sobre a necessidade de que a indústria da saúde seja cada vez mais segura e saudável para todos.