No final da tarde de quinta-feira (25/5), a Unimed Pelotas/RS recebeu colaboradores e médicos cooperados para uma palestra sobre assédio moral e assédio sexual, ministrada pela psicóloga Letycia Grill. O evento ocorreu na modalidade híbrida e contou com mais de 100 participantes, que tiveram a oportunidade de entender quais condutas configuram o assédio e como auxiliar na prevenção e denúncia desse tipo de abuso no trabalho.
O assunto veio à tona pela inclusão de medidas de combate ao assédio moral e assédio sexual entre as atribuições da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, ocorrida no mês de março. “A partir do momento em que a cooperativa se envolve e investe no assunto, é por que ela não concorda com nenhum tipo de assédio, dando suporte para que as pessoas entendam sobre o tema e conheçam os seus direitos”, relatou Michele Moura, coordenadora da CIPA.
Ao longo da palestra, Letycia abordou sobre a importância de trazer a temática para o ambiente corporativo, uma vez que ainda é tido como um tabu. “Trazer esse tema à tona faz com que as pessoas comecem a olhar para o lado e se perguntar se isso está acontecendo aqui”, disse a psicóloga.
Para finalizar o evento com chave de ouro, foram lançados os Manuais do Assédio Moral e do Assédio Sexual da Unimed Pelotas/RS, elaborados pela CIPA em parceria com o setor de Desenvolvimento Humano. Juntamente com os aprendizados do treinamento, os materiais têm o propósito de orientar os colaboradores a evitar, identificar e denunciar as condutas abusivas.