Realizado há dois anos em Pelotas, o projeto Escalando o Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unimed e com apoio da Unimed Pelotas/RS ganhou mais três apoiadores: Biscoitos Zezé, Arrozeira Adib Peixoto e Arrozeira Rubens Perleberg, instituições que se juntam à essa iniciativa que abre portas para que novos talentos sejam descobertos, promovendo saúde e bem-estar.
Mauro Brandão, professor que orienta as aulas do projeto, conta que esse incentivo oportuniza a inclusão social das crianças. “Eu sempre tive envolvimento com esporte de raquete, joguei tênis desde pequeno e sempre quis ter a chance de apresentar o esporte para outros jovens. Ensinar tênis é a realização de um sonho de infância”, relata Mauro.
As aulas são realizadas na sede Campestre do Clube Centro Português 1º de Dezembro, onde os participantes conhecem o tênis e aprendem um esporte que proporciona um crescimento saudável e interação social.
Henzo Prochazka de 11 anos é estudante da escola Luiz Augusto Assumpção do Balneário dos Prazeres e faz aulas duas vezes por semana. Ele inclusive já está participando de torneios de tênis da cidade e no último foi vice-campeão. “É muito bom participar do projeto, os professores são legais, estou sempre convidando meus amigos para participar do projeto junto comigo. Quando chega segunda-feira, eu já acordo pensando que tem aula de tênis e fico animado”, conta Henzo.
O projeto Escalando o futuro proporciona esporte para mais de 80 crianças e é viabilizado pelo Instituto Unimed/RS através do financiamento do Governo do Estado, por meio da lei de incentivo e fundo pró-esporte RS da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Unimed Central-RS e apoio da Unimed Pelotas/RS e da Prefeitura de Pelotas, sendo realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (Alec).