A estação mais fria do ano começou nesta quarta-feira (21/6), mas mesmo antes da chegada oficial do inverno, as baixas temperaturas já predominavam na Região Sul.
O frio favorece a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe e resfriado, por isso é importante estar atento e redobrar os cuidados com as doenças respiratórias no inverno. A transmissão dessas doenças também aumenta devido ao comportamento das pessoas, que permanecem mais tempo confinadas em espaços fechados e sem ventilação.
Convidamos a médica pneumologista cooperada da Unimed Pelotas/RS, Dra. Helena van der Laan para dar dicas de proteção e cuidados que devemos ter com as doenças respiratórias nesta época do ano.
Para a especialista, os cuidados devem começar pela prevenção, por isso estar como esquema vacinal completo é indispensável. Evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados e com aglomeração. Ao tossir ou espirrar, vale aquela velha dica de etiqueta: cubra o rosto. E sempre manter as mãos higienizadas com água e sabão ou usar álcool em gel.
O simples funciona e pode ser fundamental para se manter saudável mesmo no inverno. Cuide de você e da sua saúde.
Clique aqui e assista ao vídeo que gravamos com a Dra. Helena e informe-se.