treinamento integrar_thumb blog complexo

Profissionais do Integrar realizam treinamento com pais e professores

No sábado (6/5), o Integrar – Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento Humano da da Unimed Pelotas/RS recebeu os pais e professores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para um treinamento sobre Intervenção precoce e práticas de ensino incidental.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com os profissionais, com os familiares e professores, que relataram situações vivenciadas no dia a dia e receberam orientações de como agir em cada ocasião, para encontrar soluções conjuntas visando o bem-estar da criança.

O objetivo principal do treinamento foi ampliar o engajamento das famílias com o Integrar, e aumentar o impacto e os ganhos da terapia nos ambientes em que a criança está inserida. “Precisamos que as famílias tenham um envolvimento na construção de melhores práticas e iniciativas para a jornada de tratamento, sempre olhando para a individualidade e desenvolvimento de cada paciente”, afirma a especialista em Análise do Comportamento e coordenadora do Integrar, Dra. Juliana de Azevedo.

O Transtorno Espectro Autista (TEA) está relacionado a uma série de condições caracterizadas por desafios com comportamento, habilidades sociais, dificuldades na comunicação, entre outros aspectos. Após cada tema abordado teoricamente pela Dra. Juliana, os participantes eram separados em grupos para a realização da prática, onde os participantes foram orientados em como agir para ganhar a confiança da criança e conseguir se comunicar com ela da melhor maneira possível.

Tonismar Pereira é professor e pai do Davi de 3 anos, que é paciente do Integrar desde dezembro de 2022. Para ele, o encontro foi enriquecedor. “Conversar com os outros pais, poder relatar as situações vivenciadas e ter a instrução dos profissionais de como agir para ajudar no desenvolvimento do meu filho é muito importante e gratificante”, relata.