O Hospital Unimed Pelotas adotou uma nova tecnologia para melhorar a gestão farmacêutica e a prescrição de medicamentos aos pacientes. Desde junho de 2023, o hospital implantou o NoHarm.ai, uma plataforma que utiliza dois algoritmos de automação para os procedimentos realizados na farmácia clínica.
O sistema de inteligência artificial (IA) auxilia o serviço nas tomadas de decisões, no acompanhamento das prescrições de medicamentos, reduzindo riscos de interações medicamentosas, impactos nas funções renais e hepáticas, reações alérgicas e duplicidades medicamentosas. Isso proporciona economia de recursos, ampliação do nível de segurança ao paciente e a qualidade assistencial do hospital.
De acordo com a farmacêutica líder, Paola Soares, o sistema aumentou a segurança e a agilidade dos atendimentos. “A inteligência artificial ajuda a identificar antecipadamente possíveis riscos, permitindo que a equipe farmacêutica possa atuar e gerenciar da melhor forma possível a prescrição de medicamentos, possibilitando uma terapia medicamentosa mais segura e eficaz ao paciente”, explica a farmacêutica.
O Hospital Unimed Pelotas é o primeiro e único a utilizar essa tecnologia na cidade e, desde a implantação, a plataforma já impactou mais de mil pacientes.