Nos dias 18, 20 e 23 de outubro, a Unimed Pelotas/RS realizou o Hackathon Marco Zero, o primeiro evento dedicado exclusivamente para a proposição de novas ideias e projetos focados no impulsionamento da criatividade e tecnologia, em busca de soluções que otimizem os processos dentro da cooperativa.
Durante o evento, os colaboradores e cooperados dos sete squads selecionados tiveram a oportunidade de aprender sobre inovação e empreendedorismo, com uma palestra realizada pelo Dr. Paulo Mattos, e também sobre Pitch, com o diretor de operações da nav9, Felipe Adamoli que trouxe exemplos fáceis e práticos de como construir um pitch de sucesso, formas de estruturação e apresentação da ideia.
A partir desse conhecimento adquirido com os profissionais, no último dia do Hackathon, foi o momento dos squads apresentarem os Pitchs dos projetos para banca avaliadora formada pela presidente da Unimed Pelotas/RS, Dra Rosana van der Laan, pelo diretor de Inovação, Dr. Luis Olímpio Dias Jordão, pelo médico cooperado, Franklin Barcellos, pela administradora Organizacional e de Serviços Próprios, Claudia Lemos e pelo Gerente de TI, Ismael Gottinari. No total foram entregues R$ 3.500 em premiações em dinheiro para as três melhores ideias e o 1° lugar ganhou também auxílio da cooperativa para colocar a ideia em prática.
As campeãs do Hackathon Marco Zero
1º lugar – Squad (Re)entrega valor: projeto de confecção de ecobags e nécessaires, a partir das sobras de campos e aventais em SMS não utilizados em procedimentos cirúrgicos para reduzir a geração de resíduos.
2º lugar – INOFIVE: projeto que visa realizar análises ergonômicas do trabalho, aumentando a prevenção de doenças por esforço repetitivo, diminuindo custos e aumento de desempenho dos colaboradores.
3º lugar – Automatiza Doc: projeto digitalização dos processos de geração e assinatura de termos, questionários e documentos relacionados a processos do hospital, reduzindo custo em gestão de documentos, impressão, transporte e armazenamento.
De acordo com presidente da Unimed Pelotas/RS, Dra. Rosana Souza van der Laan, a realização do Hackathon vai ao encontro de uma necessidade que todas as empresas hoje têm hoje em inovar. “Acreditamos que soluções inovadoras tem um papel imprescindível para o desenvolvimento da nossa cooperativa e o Hackathon Marco Zero teve esse nome, justamente, porque não para por aqui, esse foi só o start no pensamento inovador”, destaca.
Após o encerramento do evento, foi lançado o Banco de Ideias, um site onde colaboradores e cooperados poderão cadastrar ideias que busquem soluções para os processos de trabalho da cooperativa. Desenvolvido pelos setores de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Humano e Núcleo de Comunicação e Sustentabilidade, a página estará disponível em breve.