Após casos recentes de febre maculosa em Campinas (SP), o assunto tomou conta dos noticiários e da internet. Três mil e 500 pessoas participaram de um evento realizado em uma fazenda localizada no distrito de Joaquim Egídio, onde pessoas foram infectadas pela doença e quatro morreram. Há pelo menos 17 casos em investigação em todo o estado de São Paulo.
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela) contaminado pela bactéria Rickettsia. Esse carrapato é comum em cavalos, bois e capivaras, em cães é menos comum. A doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato.
Os sintomas levam em média de sete a dez dias para se manifestar e a partir daí o tratamento deve ser iniciado dentro de no máximo cinco dias. Após este período, há sérios riscos de que os medicamentos não surtam mais o efeito desejado. Por isso, ao procurar o médico, informe se o paciente esteve em regiões onde há cavalos ou animais silvestres ou em locais onde foram registrados casos de febre maculosa.
Sintomas:
– Febre
– Dor de cabeça
– Dor muscular
– Dor abdominal
– Diarreia
– Náusea e vômitos
– Inchaço e vermelhidão nas mãos e pés
– Paralisia dos membros
(Fonte: Ministério da Saúde)