Na época mais quente do ano, os cuidados com a saúde e alimentação são ainda mais importantes, não só à saúde física, mas também a qualidade e integridade dos alimentos consumidos nos dias quentes. É importante consumir corretamente os alimentos para evitar problemas de saúde e ter atenção redobrada com as questões de armazenamento dos alimentos e a higienização.
A nutricionista do Espaço+Vida da Unimed Pelotas/RS, Mariana Vignolo de Siqueira separou algumas dicas de alimentos que combinam com a estação. Confira:
Água de coco: é ótimo aliado para a hidratação, devido as vitaminas e sais minerais, tem um papel de reajustar a temperatura corporal.
Vegetais crus: Muitas frutas e vegetais crus têm na composição nutricional o betacaroteno e vitamina C, que ajuda no bronze duradouro e auxilia a saúde da pele. Além disso, os vegetais crus têm uma alta digestibilidade e trazem boa saciedade. Exemplos: cenoura, pepino, beterraba, alface e etc.
Frutas da época: Além de muito saborosas, são práticas, muito saudáveis e refrescantes. Uma ideia legal para levar para a praia é cortar em cubos e deixar em uma apresentação de espetinhos ou picolé caseiro, e também fica mais atrativo para as crianças. Exemplos: abacaxi, banana, melancia, coco, uva e etc.
Frango e Ovos: Com a chegada do verão é comum as pessoas iniciarem esportes e atividades físicas, para isso é imprescindível o consumo de proteínas para evitar perda de massa muscular, sendo de origem animal (carnes e ovos) ou vegetal (grão de bico, lentilha, feijão). Para a escolha ser mais saudável, busque o consumo de proteínas com menos teor de gordura e também no preparo. Os ovos são proteínas que tem menos tempo na preparação e mais fáceis em adicionar em lanches para viagens, praia, clubes e etc.