Passados mais de seis meses da maior enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, muitas escolas tiveram que realizar uma força-tarefa para recuperar os estragos causados. Em Pelotas, a realidade não é diferente. Em vários casos, os prejuízos ainda são incalculáveis, como na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Francisco de Campos Barreto, localizada na Praia do Laranjal.
O Instituto Unimed/RS e a Unimed Pelotas/RS foram parceiros da escola, realizando a doação de itens de higiene e limpeza e móveis para as salas de orientação e refeitório. Ao todo foram mais de 35 mil reais em recursos destinados para ajudar na reestruturação da escola. Os novos móveis foram projetados de acordo com as necessidades da escola e agora são mais funcionais, auxiliando na rotina escolar.
A diretora da escola, Maria Claudia Bacchieri, conta que esse apoio foi fundamental para que os alunos conseguissem retornar em tempo de concluir o ano letivo de 2024.
“Ainda temos recursos para receber do governo, mas infelizmente isso demora mais do que a gente gostaria, então o apoio da comunidade escolar e do Instituto Unimed foram essenciais”, ressalta a diretora.
A instituição tem a previsão de receber cerca de 400 alunos para o ano letivo de 2025 que deve começar na segunda quinzena de fevereiro.