O verão pode ser sinônimo de praia, piscina, aproveitar os dias quentes ao ar livre, entre outras atividades que envolvem exposição ao sol. E nessa época do ano deixamos de lado os casacos e passamos a usar roupas mais frescas, deixando a pele mais à mostra.
Por ter mais radiação solar nesta estação, existem também mais riscos à pele. O excesso de raios UVA e UVB pode trazer diversos prejuízos, como alteração da hidratação e textura, aumento da oleosidade, manchas, vermelhidão, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se o surgimento de cerca de 700 mil novos casos de câncer entre 2023 e 2025, no Brasil. O câncer de pele concentra a maior parte dos casos, sendo as regiões Sul e Sudeste as de maior incidência, chegando a cerca de 70%.
O uso do protetor solar é essencial quando o assunto é proteção e segurança contra os raios ultravioleta A e B e deve ser um hábito adotado por todos. A médica cooperada da Unimed Pelotas/RS, especialista em dermatologia, Dra. Ana Eliza Bomfim Duarte, destaca que o uso diário do filtro é a medida mais eficaz.
“Independentemente da exposição solar, usar o protetor tem que estar na rotina de todos, precisa virar um hábito, ele previne não apenas queimaduras e envelhecimento precoce, mas também reduz significativamente o risco de câncer de pele”, afirma a dermatologista.
Escolher um protetor com, no mínimo, FPS 30 é fundamental, e a aplicação generosa em todas as áreas expostas, incluindo rosto, pescoço, orelhas e mãos, vai garantir uma proteção abrangente e eficiente.
Além da proteção solar, é preciso ter atenção também com a hidratação, que desempenha um papel importante na manutenção da saúde da pele. “A exposição solar pode causar desidratação, deixando a pele áspera e propensa a descamação. É recomendável o uso regular de cremes hidratantes e a ingestão adequada de água, para manter a pele devidamente nutrida e saudável”, explica a médica.
Considerando a relevância de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele e a importância da fotoproteção, a Unimed Pelotas/RS abordou o tema em seu podcast. O segundo episódio do Universo teve como entrevistada a médica dermatologista, cooperada da Unimed Pelotas/RS, Dra. Ana Eliza Bomfim Duarte.
Perdeu o episódio? Assista aqui.
Também foi desenvolvido um e-book onde você encontrará outras orientações práticas para cuidar da pele adequadamente e curtir o melhor da estação com saúde.
Baixe o e-book aqui e incorpore esses hábitos no seu dia a dia.