Saúde Mental: como reconhecer os transtornos e apoiar! Esse foi o tema da palestra ministrada pela psicóloga Helena Brochado aos colaboradores da Unimed Pelotas/RS no dia 19 de setembro. Trocas, reflexões, possibilidades e autoconhecimento foram alguns dos pontos tratados no encontro. Falar sobre saúde mental no trabalho é cada vez mais necessário para fortalecer as relações e acolher quem precisa de apoio.
“Tem muito tabu sobre esse assunto, algumas empresas acham que não é responsabilidade delas falar sobre saúde mental, só que as pessoas estão adoecendo e isso impacta na rotina das instituições de diversas formas. Por isso fiquei muito contente ao receber o convite da Unimed Pelotas/RS para essa conversa com seus colaboradores”, comenta a psicóloga Helena Brochado.
Durante o encontro, a profissional destacou ações que podem ser realizadas para prevenir e apoiar os colaboradores. No ambiente profissional, acolher, estar disposto a ouvir e prestar ajuda quando necessário é crucial para o bem-estar dos colaboradores.
“Eu sou responsável por aquilo que eu cativo e por aquilo que eu tomo consciência. Então se eu estou percebendo que algum colega não está legal, eu preciso ter o mínimo de empatia e oferecer ajuda”, ressalta Helena.
O estigma em torno dos transtornos mentais pode criar barreiras na busca de ajuda, o que torna a campanha do Setembro Amarelo ainda mais importante. Durante todo o mês, a Unimed Pelotas/RS vem realizando ações sobre o tema com a campanha #ConteComigo, conscientizando o público interno e externo sobre o papel fundamental das redes de apoio na vida de quem lida com ansiedade e depressão. Cuidar da saúde mental é sinal de força e autoconhecimento.