O Integrar – Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento Humano da Unimed Pelotas/RS atende pacientes com Transtorno do Espectro Autista, transtornos de neurodesenvolvimento e outras condições que exijam intervenção terapêutica multidisciplinar. O serviço, que completa 5 anos em 2023, tem como missão acolher famílias para realização de tratamento especializado, auxiliando em várias etapas do desenvolvimento do paciente.
Todo trabalho realizado no espaço é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais apoiadores dos tratamentos.
Estrutura e ambiente
No serviço, existem ambientes específicos que auxiliam no desenvolvimento dos pacientes, como por exemplo, a sala de vivências, que simula um lar para treino de situações de rotina e interação social, onde são realizadas atividades coletivas e outra para treino e desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais.
“Na sala de aventuras a gente tem diversos equipamentos, como por exemplo a plataforma suspensa, a câmara de pneu e no meio dessas atividades a gente sempre tenta estimular para que a criança consiga se adaptar nas atividades da rotina dela. A plataforma suspensa, por exemplo, auxilia muito no controle postural, então ajuda a criança a sentar melhor na escola”, destaca a Terapeuta Ocupacional do Integrar, Marcela Knuth Gayer.
As salas de atendimento contam também com portas com vidro espelhado onde os pais e cuidadores conseguem acompanhar os atendimentos.
Método de tratamento
Nosso atendimento é humanizado, personalizado e integrado ao dia a dia das pessoas com autismo e realizado por uma equipe multidisciplinar. Estimulando a interação, o desenvolvimento de habilidades e o bem-estar dos pacientes. Utilizamos a terapia ABA, um modelo de análise comportamental, considerada a mais indicada e uma das mais eficazes para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista.
A ciência e a medicina consideram que o ABA é um tratamento baseado em evidências. Isso significa que essa forma de intervenção passou por diversos testes científicos que demonstraram resultados positivos em qualidade e eficácia. Existem dezenas de estudos científicos registrados pelo mundo que analisaram diferentes aspectos da abordagem do ABA e comprovaram os resultados positivos.
Sigla do termo inglês Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada), a intervenção ABA é uma ciência que aprimora comportamentos socialmente relevantes, diminui comportamentos inadequados e aumenta os adequados, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades entre pacientes diagnosticados com TEA. A terapia ABA busca trabalhar os comportamentos e o que leva a eles.
– Cria e melhora habilidades na linguagem e comunicação
– Aperfeiçoa a atenção, o foco, a interação social e os estudos
– Reduz comportamentos inadequados (crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos autolesivos)
As intervenções podem ser feitas de forma individual ou em grupo, tanto em casa quanto na escola, em clínicas ou espaços compartilhados. Nas sessões são analisados os dados, utilizando os protocolos internacionais de desenvolvimento para medir o desempenho dos pacientes.
“Quando falamos do Integrar, estamos diante de um trabalho realizado e baseado em evidências, utilizamos a terapia ABA e todos os outros protocolos que estão integrados nessa metodologia. Temos grupos de habilidades sociais, atendimento coletivo, sempre trazendo o paciente para o tratamento mais adequado com o seu diagnóstico e evolução”, ressalta a especialista em Análise do Comportamento e coordenadora do Integrar, Dra. Juliana de Azevedo.
Cada atendimento é pensado de acordo com as necessidades do paciente, considerando a capacidade de desenvolvimento de cada pessoa. O objetivo é promover acolhimento e atendimento qualificado.
Treinamento
A equipe multidisciplinar que atua no Integrar é treinada semanalmente em um modelo de Educação Continuada, com grupo de estudos e todas as semanas, os profissionais se reúnem por 2 horas para estudos de caso e troca de ideias para o aprimoramento e qualificação dos atendimentos. Durante o desenvolvimento do trabalho, eles também são acompanhados por analistas de comportamentos da Universidade de São Paulo (USP).
Saúde e qualidade de vida
O Integrar é um espaço para acolher, tratar com carinho e cuidado os pacientes e familiares. O transtorno não é doença, mas impacta nossa saúde e merece atenção.
Por isso, trabalhamos para oferecer as informações adequadas, acesso a profissionais especializados, para dar mais segurança e desenvolver um ambiente em que a qualidade de vida seja prioridade.